
Um astrônomo amador no Texas tirou fotos de Júpiter nesta semana e capturou o momento em que um enorme objeto bateu no planeta, criando um breve clarão na neblina de seu céu tempestuoso.
Imagens incríveis compartilhadas no perfil Chappel Astro do Twitter, onde os astrofotógrafos Ethan e George Chappel postam suas observações, mostram uma mancha branca fugaz ao sul do equador em 7 de agosto, antes de sumir de vista em um instante.
Enquanto os cientistas ainda não confirmaram o que exatamente aconteceu na superfície do maior planeta do nosso sistema solar, o fotógrafo observa que “parece muito com um clarão de impacto.”
A descoberta acontece quando a NASA lança uma nova imagem de tirar o fôlego de Júpiter. Telescópio, revelando a marca registrada do Grande Planeta Vermelho e uma intensa paleta de cores em suas nuvens circundantes.
Os impactos em si podem não ser incomuns, mas captar um momento como esse é um feito incrivelmente raro.
Ethan Chappel disse ao ScienceAlert:
Depois de verificar o vídeo e ver o clarão, minha mente começou a correr. Eu senti urgentemente a necessidade de compartilhá-lo com pessoas que acham os resultados úteis.
Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente, os cientistas nas redes sociais dizem que parece ser um bólido – ou um meteoro que explode na atmosfera. O tamanho maciço de Júpiter significa que ele tem uma presença gravitacional imensamente forte, consequentemente atraindo todos os tipos de objetos em sua vizinhança.
Chappel teve a sorte de capturar o impacto aparente…
(Fonte)
Materia Publicada tbm pelo site:
0 comentários:
Postar um comentário