
Espera-se que um cometa chamado C/2020 seja visível da Terra em vários pontos ao longo de julho.
Os observadores do céu poderão ter uma surpresa este mês, graças a um cometa que poucas pessoas viram chegando.
Em 27 de março, os astrônomos observaram pela primeira vez um pequeno cometa no espaço usando o NEOWISE, ou Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer, um telescópio espacial lançado pela NASA há mais de uma década, explicou EarthSky
Os astrônomos catalogaram o cometa como C/2020 e não pensaram muito nisso na época, pois não estava nem perto do ponto de ser suficientemente brilhante para ser visível a olho nu. Mas, depois de sobreviver a uma aproximação ao Sol, parece que o cometa está voltando para a Terra e já está brilhante o suficiente no céu para ser visto com a ajuda de binóculos simples.
Na verdade, o C/2020 é surpreendente para quase todo mundo no mundo da astronomia. O especialista em cometas John E. Bortle, de Stormville, Nova Iorque, disse ao Space.com que está “impressionado” com o desempenho do cometa.
Segundo o Space.com, o cometa pode se tornar ainda mais visível no céu noturno a partir de 12 de julho. É quando ele aparecerá baixo no céu a noroeste e continuará a subir ainda mais nos dias seguintes. Em 22 de julho, o cometa fará sua maior aproximação da Terra para outra excelente oportunidade de visualização. Em 25 de julho, o cometa aparecerá cerca de 30 graus acima do horizonte oeste-noroeste logo após o pôr do sol, criando o potencial para uma excelente localização do cometa.
Se você tem algum interesse em ver o cometa, agora é realmente a hora de fazer um esforço. Segundo o EarthSky, o C/2020 não será visível da Terra novamente até o ano 8.786.
No Brasil podera ser visto apartir de 24 de julho...
(Fonte)
0 comentários:
Postar um comentário