quinta-feira, 12 de setembro de 2013

0

Voyager deixa o Sistema Solar, confirma Nasa





A sonda Voyager 1 saiu oficialmente do Sistema Solar, tornando-se o primeiro equipamento feito pelo homem a explorar o espaço interestelar, anunciou nesta quinta-feira (12) a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

A nave espacial está a 19 bilhões de quilômetros do Sol e, segundo os astrofísicos da missão, deixou a heliopausa, região entre o plasma solar e o plasma interestelar que é considerada a "fronteira" do nosso sistema planetário, no dia 25 de agosto de 2012.

"Agora que temos novas informações-chave, acreditamos que este é um salto histórico em direção ao espaço interestelar", disse Ed Stone, cientista do projeto Voyager, sediada no Instituto Tecnológico da Califórnia, em Pasadena, nos Estados Unidos. "A equipe precisava de tempo para analisar essas observações e tirar conclusões. Mas agora podemos responder à pergunta que estávamos todos perguntando: 'Já chegamos?' Sim, chegamos!"

Novas análises de densidade de plasma no entorno da nave espacial, que foi lançada em 1977, indicaram os padrões previstos nos modelos dessa região obscura e fria da galáxia, afirma equipe de Don Gurnett, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Segundo artigo publicado na prestigiada revista Science, a Voyager está tão longe da nossa estrela que não sente mais a influência da radiação solar, mas, sim, das estrelas.

"Demos pulos de surpresa quando comprovamos essas oscilações em nossos dados, já que mostravam que a nave estava em uma área totalmente nova, de acordo com o que se pode esperar do espaço interestelar, e totalmente diferente da heliosfera", explicou Gurnett.

Este momento histórico tão aguardado gerou desgaste entre pesquisadores nos últimos meses. Dois estudos publicados este ano, o último deles em agosto passado, que foram baseados em outros dados, já tinham concluído que a sonda saiu do Sistema Solar no ano passado, mas a Nasa avaliou que não eram dados conclusivos e desmentiu as divulgações feitas à época.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Múmia descoberta no Peru pode mesmo ser alienígena

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Sunrise Time-lapse from the International Space Station (ISS)



Linda imagem da Estação Espacial !!!

Peruíbe, no litoral de São Paulo, seria alvo frequente de 'ovnis'

Ufólogos de diversos cantos do país visitam a cidade que possui inúmeros relatos de aparições de objetos voadores não identificados (ovnis). Alguns cientistas têm explicações para o fato de a cidade 'atrair supostos ETs'. Fonte: http://mais.uol.com.br/view/dsirb7h509tj/peruibe-no-litoral-de-sao-paulo-seria-alvo-frequente-de-ovnis-0402CD1C3466D4B15326?types=A&

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA