sábado, 2 de abril de 2016

0

Vai começar nova fase de buscas por vida extraterrestre!



O Allen Telescope Array, do Instituto SETI, no norte da Califórnia, procura por sinais que poderiam ter sido gerados por vida alienígena inteligente. Crédito: Instituto SETI

Todos na escuta!

Vai começar a mais nova fase de buscas por sinais de vida inteligente no universo. O Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI, na sigla em inglês) anunciou esta semana que deverá retomar as buscas por sinais de rádio deliberadamente produzidos por civilizações em nossa galáxia, e não é pegadinha de 1º de abril!

O projeto SETI, em si, foi idealizado na década de 1960 por Frank Drake que propôs que civilizações avançadas, tanto quanto a nossa pelo menos, fariam uso de ondas de rádio cotidianamente. Seja para a transmissão de programas de TV, seja para comunicações entre colônias espalhadas pela Via Láctea. Quem sabe, até mesmo usadas também em tentativas de estabelecer comunicação com outras civilizações.


O projeto SETI já passou por várias fases e iniciativas, a mais famosa foi quando, diante de uma quantidade enorme de dados, pediu ajuda para cidadãos comuns os processarem em casa. No projeto SETI em casa, o interessado pode baixar um pacotão que inclui o programa de processamento e um bloco de dados obtidos pelas antenas do projeto. Quando o computador fica ocioso, o programa entra em funcionamento e passa a processar os dados brutos. Funciona como um descanso de tela. Se algo suspeito for encontrado, uma mensagem é automaticamente enviada ao instituto e a partir daí os cientistas envolvidos fazem uma análise mais cuidadosa do mesmo pacote de dados.

O projeto passou por muitos maus momentos. Depois de um financiamento inicial das agências de pesquisa norte americanas, o SETI ficou sem dinheiro. Na década de 1990, empresários que ficaram bilionários com empresas de computação e internet passaram a patrocinar a iniciativa e o projeto ganhou novo fôlego, com a compra de antenas para formar a sua própria rede, equipamentos de processamento e a criação de um instituto propriamente dito. A instituição agora conta com pesquisadores em vários ramos da ciência, como astronomia, astrofísica, astrobiologia e ainda atua no campo da educação e divulgação científica, produzindo e distribuindo material didático.

Com recursos particulares vindo de empresas como HP, Google e Microsoft, o instituto SETI passou comandar as iniciativas de busca por sinais de vida inteligente. Sempre que algum exoplaneta com potencial de abrigar vida é descoberto, o instituto aponta suas antenas na sua direção para tentar captar algum sinal de rádio escapando para o espaço. Assim como temos aí mais de 50 anos de transmissões de televisão escapando para o espaço, mais tempo ainda de rádio, uma civilização que tenha atingido o mesmo nível de sofisticação tecnológica também deve estar fazendo o mesmo.

O projeto, nessa concepção, tem grandes chances de fracasso infelizmente. Além de não haver nenhum sinal suspeito a ser investigado, é impossível olhar para todas as direções da galáxia, mesmo que seja ao longo dos anos. Várias décadas seriam necessárias para completar essa varredura e seria preciso que na hora exata da observação, o planeta teria que estar emitindo ondas de rádio e na frequência “certa”, a frequência da escuta aqui na Terra. Por isso os recursos públicos cessaram.

Mas com recursos particulares e, vez ou outra, doações de milionários empolgados aliados a uma estratégia inteligente, as chances ficam mais promissoras.
A nova fase do SETI visa agora observar 20 mil anãs vermelhas próximas do Sol ao longo dos próximos 2 anos. As anãs vermelhas se constituem na maioria das estrelas do universo, são menores e mais frias que o Sol. São também mais longevas, o tempo de vida de uma anã vermelha excede a idade atual do universo, ou seja, a primeira anã vermelha que surgiu desde o Big Bang ainda está brilhando. 

Em 15 bilhões de anos, uma civilização pode começar, se desenvolver até o nosso patamar tecnológico e sumir do mapa umas 3 vezes, o que melhora muito as chances de encontrar alguém.
Mesmo com tudo isso a favor, as anãs vermelhas sempre foram desprezadas em projetos de busca sistemática do SETI. Em outros tempos, a preferência recaía por estrelas do tipo do Sol e a mudança de paradigma se deu por causa dos avanços nas pesquisas decorrentes da enxurrada de dados obtida pelo satélite Kepler, principalmente. Por exemplo, a zona habitável de uma anã vermelha (aquela região do espaço ao redor de uma estrela em que a radiação consegue manter a água em estado líquido) é menor do que a zona habitável do Sol. Mais próxima da estrela, o planeta sincroniza o seu movimento de tal modo que sempre vai mostrar a mesma face, deixando um lado com dia eterno e outro com noite eterna. Até recentemente, acreditava-se que com essa configuração, o planeta viveria extremos de temperatura: muito alta na face iluminada e muito baixa na face escura e isso é péssimo para o desenvolvimento de vida. Só que simulações têm mostrado que a atmosfera e os oceanos do planeta conseguiriam distribuir o calor pelo planeta através da circulação de ventos, amenizando a condições climáticas, principalmente perto da região de transição claro/escuro.

Segundo as estatísticas obtidas com o satélite Kepler, é bem possível que 50% das anãs vermelhas possuam pelo menos um planeta, o que deixa um potencial de 10 mil para serem “escutados” neste programa. Isso nesta primeira lista, pois o total de anãs vermelhas próximas catalogadas chega a 70 mil!

Apesar do ceticismo de boa parte da comunidade astronômica, o projeto deve durar os dois anos planejados com o SETI usando seu conjunto de 42 antenas de rádio localizadas no estado da Califórnia. Além desse conjunto, outros radiotelescópios podem se juntar a essa campanha, como o Arecibo. Mas não tem outro jeito, o negócio é esperar e torcer!


O artigo a cima, de , foi publicado ontem (01/4) no site g1.globo.com:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens de Objeto não identificado próximo da Estação Espacial

Satélite em busca de vida extraterrestre

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Pentágono libera video Autêntico de OVNI

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA