sábado, 23 de julho de 2011

2

Robô Curiosity vai pousar em uma grande cratera de Marte.






A agência espacial americana anunciou a escolha nesta sexta (22) do local de pouso do Curiosity, o  próximo veículo que vai explorar Marte. Ele vai pousar em uma cratera de 150 quilômetros de diâmetro, chamada Gale. O lançamento do Curiosity está previsto para este ano e deve aterrissar no planeta vermelho em agosto de 2012.

Cientistas acreditam por ter uma montanha dentro da cratera, os sedimentos depositados ao longo do tempo podem guardar registros do passado de Marte.

Nosso fascínio com Gale está no fato de ser uma enorme cratera posicionada em uma área de pouca altitude em Marte e sabemos que a água se move montanha abaixo”, disse John Grotzinger, cientista da missão. “Em relação ao contorno vertical e as baixas altitudes, Galé oferece atributos similares ao Valles Marines, o cânion marciano que é o maior do sistema solar".

Durante a missão que vai durar um ano marciano – quase dois anos terrestres – os pesquisadores vão usar as ferramentas do robô para estudar se a região de pouso tem condições favoráveis para a manter vida microbiana e descobrir pistas se já existiu vida em Marte.

Marte está no nosso foco", disse o administrador da Nasa, Charles Bolden. "O Curiosity não só irá trazer dados científicos importantes, como também vai servir como precursor para a exploração humana no planeta vermelho".

Em maio, a agência espacial americana declarou ter desistido do robô Spirit. O antecessor do Curiosity ficou mais de um ano sem se comunicar com a base. O equipamento pesquisou o planeta vermelho por seis anos. Seu maior feito foi descobrir provas geológicas que Marte, atualmente seco e poeirento, foi bem mais tropical, bilhões de anos atrás. O planeta era mais quente e úmido, condições que sugerem que houve ali um ambiente favorável para vida .
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. PRONTO, JÁ FASSO PARTE DE SEUS SEGUIDORES E APROVEITANDO TE CONVIDO PRA PARTICIPAR DO SORTEIO DE DOIS DVDS "NASA 50 ANOS DE MISSÕES ESPACIAIS.
    BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Rondinelli tudo bem, obrigado pela visita e por seguir o meu blog, aproveito p/ participar do sorteio dos DVDs, um grande abraço.

    ResponderExcluir

Imagens de Objeto não identificado próximo da Estação Espacial

Satélite em busca de vida extraterrestre

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Pentágono libera video Autêntico de OVNI

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA