quarta-feira, 26 de outubro de 2011

0

O Planeta anão Éris é gêmeo de Plutão, segundo os Astrônomos






Pesquisadores do Observatório Europeu do Sul (ESO) conseguiram determinar o raio do planeta anão Éris e verificaram que ele é do tamanho de Plutão. A novidade é mais um pequeno golpe na já abalada reputação do ex-nono planeta do Sistema Solar, que foi rebaixado a planeta anão em 2006 pela União Astronômica Internacional (IAU) e já tinha também perdido o posto de planeta anão de maior massa para o mesmo Éris em 2007.

Os cientistas descobriram também que, conforme Éris se aproxima de seu periélio (ponto de órbita mais próximo do Sol), sua atmosfera poderia se sublimar da mesma forma que ocorre com Plutão. Conforme se afasta do Sol, ela esfriaria e congelaria e conforme se aproxima sublima. Ou seja: o ciclo das atmosferas de ambos os planetas seriam semelhantes.

"Plutão ganhou um gêmeo, e vice-versa". Os resultados do trabalho confirmam ainda que tanto Éris como Plutão podem continuar a ser considerados dois dos cinco planetas-anão conhecidos (os outros três são Ceres, Haumea e Makemake).

Formado por um consórcio de 15 países, entre eles o Brasil, o ESO tem instrumentos em três localidades no deserto do Atacama no Chile.

Fonte da Matéria : Site IG
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens de Objeto não identificado próximo da Estação Espacial

Satélite em busca de vida extraterrestre

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Pentágono libera video Autêntico de OVNI

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA