sábado, 24 de março de 2012

0

Hubble vê jóias cintilantes de Messier 9



Messier 9


O Telescópio Espacial Hubble produziu a imagem mais detalhada até agora da Messier 9, um aglomerado globular de estrelas localizado perto do centro da galáxia. Esta bola de estrelas é muito fraco para ver a olho nu, mas Hubble pode ver mais de 250.000 estrelas individuais brilhantes nele.

Messier 9, aqui retratado, é um aglomerado globular, um enxame de estrelas aproximadamente esférica que fica a cerca de 25.000 anos-luz da Terra, perto do centro da Via Láctea, tão perto que as forças gravitacionais do centro galáctico puxá-lo um pouco fora de forma.

Aglomerados globulares são pensados ​​para abrigar algumas das mais antigas estrelas em nossa galáxia, nascido quando o universo era apenas uma pequena fração de sua idade atual. Bem como sendo muito mais velho que o sol - cerca do dobro da sua idade - as estrelas de Messier 9 também têm uma composição muito diferente, e são enriquecidos com muito menos elementos mais pesados ​​do que o sol.

Em particular, os elementos cruciais para a vida na Terra, como oxigênio e carbono, e do ferro que compõe o núcleo do nosso planeta, são muito escassos no Messier 9 e clusters de gostar. Isto é porque os elementos mais pesados ​​do universo foram gradualmente formado nos núcleos de estrelas, e em explosões de supernovas. Quando as estrelas de Messier 9 formado, havia quantidades muito pequenas desses elementos na existência.

Além de mostrar as estrelas individuais, a imagem do Hubble mostra claramente as diferentes cores das estrelas. Cor de uma estrela está diretamente relacionada à sua temperatura - contra-intuitivamente, talvez, o mais vermelho que é, o cooler é, eo que é mais azul, mais quente. A ampla gama de temperaturas estelares aqui é claramente exibida pela vasta paleta de cores visíveis nesta imagem.

Crédito de imagem: NASA e da ESA
Fonte : Site Nasa 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens de Objeto não identificado próximo da Estação Espacial

Satélite em busca de vida extraterrestre

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Pentágono libera video Autêntico de OVNI

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA