sábado, 24 de março de 2012

0

Hubble vê jóias cintilantes de Messier 9



Messier 9


O Telescópio Espacial Hubble produziu a imagem mais detalhada até agora da Messier 9, um aglomerado globular de estrelas localizado perto do centro da galáxia. Esta bola de estrelas é muito fraco para ver a olho nu, mas Hubble pode ver mais de 250.000 estrelas individuais brilhantes nele.

Messier 9, aqui retratado, é um aglomerado globular, um enxame de estrelas aproximadamente esférica que fica a cerca de 25.000 anos-luz da Terra, perto do centro da Via Láctea, tão perto que as forças gravitacionais do centro galáctico puxá-lo um pouco fora de forma.

Aglomerados globulares são pensados ​​para abrigar algumas das mais antigas estrelas em nossa galáxia, nascido quando o universo era apenas uma pequena fração de sua idade atual. Bem como sendo muito mais velho que o sol - cerca do dobro da sua idade - as estrelas de Messier 9 também têm uma composição muito diferente, e são enriquecidos com muito menos elementos mais pesados ​​do que o sol.

Em particular, os elementos cruciais para a vida na Terra, como oxigênio e carbono, e do ferro que compõe o núcleo do nosso planeta, são muito escassos no Messier 9 e clusters de gostar. Isto é porque os elementos mais pesados ​​do universo foram gradualmente formado nos núcleos de estrelas, e em explosões de supernovas. Quando as estrelas de Messier 9 formado, havia quantidades muito pequenas desses elementos na existência.

Além de mostrar as estrelas individuais, a imagem do Hubble mostra claramente as diferentes cores das estrelas. Cor de uma estrela está diretamente relacionada à sua temperatura - contra-intuitivamente, talvez, o mais vermelho que é, o cooler é, eo que é mais azul, mais quente. A ampla gama de temperaturas estelares aqui é claramente exibida pela vasta paleta de cores visíveis nesta imagem.

Crédito de imagem: NASA e da ESA
Fonte : Site Nasa 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Sunrise Time-lapse from the International Space Station (ISS)



Linda imagem da Estação Espacial !!!

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA