domingo, 8 de julho de 2012

0

Uma estrela a chegar ao fim da sua vida



Camelopardalis


Hubble Chupeta Gigante Vermelho uma bolha
Camelopardalis, ou U Cam para breve, é uma estrela a chegar ao fim da sua vida. Como estrelas ficar com pouco combustível, tornam-se instáveis. A cada poucos milhares de anos, tosse U Cam fora uma concha quase esférica de gás como uma camada de hélio em torno de seu núcleo começa a se fundir. O gás ejetado na mais recente erupção da estrela é claramente visível na imagem como uma bolha de gás leve em torno da estrela.

U Cam é um exemplo de uma estrela de carbono, um tipo raro de estrela com uma atmosfera que contenha mais de carbono do que oxigénio. Devido à sua gravidade de superfície de baixo, tipicamente tanto como metade da massa total de uma estrela de carbono pode ser perdida por meio de poderosos ventos solares. Localizado na constelação de Camelopardalis (A Girafa), perto do Pólo Norte Celeste, U Cam em si é muito menor do que aparece nesta imagem do Hubble. Na verdade, a estrela seria facilmente encaixar dentro de um único pixel no centro da imagem. O seu brilho, contudo, é suficiente para saturar os receptores da câmara, fazendo a estrela parecem muito maior do que é.

O shell de gás, que é ao mesmo tempo muito maior e muito mais tênue do que a sua estrela-mãe, é visível no detalhe intricado no retrato de Hubble. Este fenómeno é muitas vezes bastante irregular e instável, mas o shell de gás expelido U Cam é quase perfeitamente esférica.

Crédito da imagem: ESA / NASA
Fonte : Site Nasa 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens de Objeto não identificado próximo da Estação Espacial

Satélite em busca de vida extraterrestre

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Pentágono libera video Autêntico de OVNI

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA