sábado, 4 de abril de 2015

0

A cor verdadeira do solo do planeta Marte





O seguinte artigo foi publicado no site seuhistory.com:

A polêmica superviralizada que, há algumas semanas, dividiu o mundo entre quem visse o vestido dourado e branco ou azul e preto resgatou uma antiga – embora atual – discussão sobre a verdadeira cor do planeta Marte.
Famosamente conhecido como o “planeta vermelho”, na verdade, é provável que Marte não seja tão vermelho. Assim como aconteceu no caso dos internautas e a cor do vestido, os pesquisadores não conseguem chegar a um acordo sobre a verdadeira cor de Marte. A NASA reconheceu que a cor das fotos marcianas é, em grande medida, uma visão “artística” e não muito representativa, por motivos exclusivos de análise científica.

Certamente, as imagens obtidas do planeta são um mosaico de várias peças de paisagem, que foram tiradas em momentos diferentes e em condições meteorológicas diversas. Dessa forma, a cor de uma fotografia marciana reúne sempre matizes variados. Além disso, as câmeras utilizadas para fotografar Marte tiram a mesma fotografia três vezes, usando diferentes filtros, para recriar uma imagem de cor equilibrada. Posteriormente, a informação deve percorrer uma distância de aproximadamente 200 milhões de quilômetros, até chegar às telas. É por essa razão que as fotos refletem uma superfície marciana de tons e cores muito mutáveis. Por exemplo, as imagens registradas em 1976 mostram um céu azul, em especial por causa de um ajuste do equilíbrio entre cores brancas.

Entretanto, como costuma acontecer em matéria espacial, existe uma vertente conspiratória que não hesita em afirmar que a NASA altera intencionalmente as imagens de Marte, com o objetivo secreto de esconder do mundo as condições propícias para a vida que o planeta abriga. Uma das últimas fotografias da superfície marciana, feita pelo Curiosity, revela um solo aparentemente cinza azulado. E embora os astrônomos não demorem a dar várias explicações para o fenômeno, o fato é que ninguém sabe ao certo qual é a verdadeira cor de Marte.


Leia mais: http://ovnihoje.com/2015/03/29/a-cor-verdadeira-do-solo-do-planeta-marte/#ixzz3WLkn4L7S
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Múmia descoberta no Peru pode mesmo ser alienígena

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Sunrise Time-lapse from the International Space Station (ISS)



Linda imagem da Estação Espacial !!!

Peruíbe, no litoral de São Paulo, seria alvo frequente de 'ovnis'

Ufólogos de diversos cantos do país visitam a cidade que possui inúmeros relatos de aparições de objetos voadores não identificados (ovnis). Alguns cientistas têm explicações para o fato de a cidade 'atrair supostos ETs'. Fonte: http://mais.uol.com.br/view/dsirb7h509tj/peruibe-no-litoral-de-sao-paulo-seria-alvo-frequente-de-ovnis-0402CD1C3466D4B15326?types=A&

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA