sexta-feira, 15 de março de 2013

0

MARTE PODE TER ABRIGADO VIDA, DIZ NASA







Análise de rocha sedimentar realizada pelo Jipe-Robô Curiosity mostra que o planeta já foi habitável no passado. Estudo encontrou elementos químicos que permitem a existência de vida microbiana.

Uma rocha sedimentar encontrada pelo jipe-robô Curiosity em Marte contém seis elementos químicos necessários á existência de micróbios – enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono – e sugere que o planeta já foi habitável.

A descoberta, anunciada ontem por cientistas do projeto no quartel-general da Nasa, em Washington, foi conclusão da análise de um lamito uma rocha que continha minerais de argila e sulfatos. Formados num local que tinha água, os elementos no mineral poderiam dar suporte a reações químicas do metabolismo de um ser vivo.

“Essa rocha é bem parecida com o tipo de coisa que achamos na Terra”, disse John Grotzinger, chefe cientifico da missão do Curiosity.
Encontramos um ambiente habitável tão benigno e amigável á vida que, se essa água ainda existisse e nós estivéssemos ali no planeta, poderíamos bebê-la.

O jipe-robô ainda não encontrou substancias orgânicas, que seriam um sinal inquestionável da existência de vida em Marte. Os cientistas, porém afirmam que isso já não é mais necessário para dizer com segurança que o planeta era habitável, pois a maioria das bactérias da Terra metaboliza substâncias inorgânicas.  
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens de Objeto não identificado próximo da Estação Espacial

Satélite em busca de vida extraterrestre

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Pentágono libera video Autêntico de OVNI

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA