domingo, 2 de junho de 2013

0

Cientistas conseguem pela primeira vez teletransportar um objeto macroscópico






O teletransporte com certeza é o sonho de todo o amante de ficção científica. A possibilidade de poder ir para qualquer lugar em um piscar de olhos com certeza é tentadora.
 
A capacidade de teletransportar objetos não é nova. Cientistas já foram capazes de transferir fótons individuais e íons individuais. Essa semana, cientistas chineses e alemães afirmaram que foram capazes de pela primeira vez realizar o teletransporte de um objeto macroscópico. O teletransporte quântico, como é chamado, é uma técnica que transfere os estados quânticos de objetos entre duas distâncias.
 
Os pesquisadores usaram dois pedaços de rubídio com cerca de 1 mm de raio, distantes 50 cm um do outro. O objetivo era transmitir uma excitação quântica entre os pedaços. Eles utilizaram dois fótons para teletransportar a mudança de estado, que deu certo em 88% das tentativas, um grande sucesso!
 
O foco do estudo não era o de transportar objetos e sim o de estudar a possibilidade de computadores quânticos. Computadores quânticos podem revolucionar o planeta, pois seriam capazes de muito mais processamento e armazenamento de dados em um pequeno espaço. E as velocidade seriam muito maiores já que a informação iria literalmente ser teletransportada de um lugar para o outro. Como as distâncias são pequenas, seria muito mais viável que um teletransporte de humanos, por exemplo.
 
“É a primeira teletransportação quântica envolvendo objetos macroscópicos. Esse tipo de teletransportação de objetos complexos é obviamente um sonho distante, especialmente para os fãs de Star Trek.”, comenta o cientista Chao-Yang Lu, do Laboratório Nacional de Ciências Físicas de Heifei, na China.
 
Bom, ainda estamos um pouco longe de teletransportar humanos, mas já é um começo, não é mesmo? 
 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens de Objeto não identificado próximo da Estação Espacial

Satélite em busca de vida extraterrestre

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Pentágono libera video Autêntico de OVNI

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA