sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

0

The Beagle has landed!



Após 11 anos, a sonda inglesa Beagle-2 foi encontrada repousando intacta na superfície de Marte, em novas imagens divulgadas pela Nasa. A espaçonave viajou ao planeta vermelho acompanhada pela orbitadora europeia Mars Express, mas quando ela tentou pousar, em 25 de dezembro de 2003, nunca mais se ouviu falar dela.

Imagem revela a sonda Beagle-2 pousada suavemente sobre a superfície de Marte. (Crédito: Nasa)

A imagem, obtida pela espaçonave americana Mars Reconnaissance Orbiter, revela após mais de uma década que fim teve a missão. Sem telemetria da descida, os engenheiros ingleses imaginavam que a sonda tivesse se chocado violentamente com o solo, depois de usar para-quedas supostamente insuficientes para freá-la na tênue atmosfera marciana.

Pelo visto, eles acertaram da primeira vez, e o pouso aconteceu exatamente conforme mandava o figurino. O que falhou foi a abertura dos paineis solares. O Beagle-2 era composto por quatro pétalas circulares que precisavam se abrir para revelar os equipamentos em seu interior.
Isso explica também por que nunca mais se ouviu falar dela. Sem a abertura correta dos paineis, a antena da sonda não fica exposta para transmitir dados.

Caso tivesse aberto inteiramente, a Beagle-2 teria ficado assim. (Crédito: ESA)

Embora não haja meio de reativar a velha sonda, a descoberta tardia renova a confiança dos europeus, que pretendem voltar a levar um módulo de pouso a Marte na temporada 2016-2017, com o programa

ExoMars. Curiosamente, alguns dos equipamentos da Beagle-2 foram incluídos no programa, mas somente chegarão ao planeta vermelho, em 2019, quando um jipe robótico europeu será levado à superfície.

Batizada de Beagle em homenagem à embarcação que levou Charles Darwin em sua célebre viagem de pesquisa, a sonda perdida em 2003 tinha por objetivo buscar sinais de vida em Marte. As espaçonaves do programa ExoMars — um orbitador, um módulo de pouso estático e um jipe — têm a mesmíssima meta, com o benefício de já contarem com todo o conhecimento construído ao longo da última década sobre o planeta vermelho.

O fato de que o Beagle-2, apesar de ter fracassado cientificamente, conseguiu pousar em segurança melhora ainda mais as estatísticas de pousos robóticos conduzidos pelos europeus no Sistema Solar.

Em 2005, a sonda Huygens desceu com sucesso na lua Titã, de Saturno, e no ano passado o módulo Philae transmitiu dados direto da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Com o sucesso parcial da Beagle-2 em Marte, são três tentativas e três pousos suaves. Aproveitamento de 100%. Nada mal. Que sirva de bom agouro para as esperadíssimas missões ExoMars.

Matéria Publicada por: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2015/01/16/the-beagle-has-landed/
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens de Objeto não identificado próximo da Estação Espacial

Satélite em busca de vida extraterrestre

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Pentágono libera video Autêntico de OVNI

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA