sexta-feira, 30 de setembro de 2016

0

Missão Rosetta chega ao fim abrindo portas para o futuro



http://imguol.com/c/noticias/2014/08/06/6ago2014---concepcao-artistica-mostra-a-sonda-europeia-rosetta-entrando-na-orbita-do-cometa-67p-churyumov-gerasimenko-a-nave-se-aproximou-para-investigar-a-estrutura-e-composicao-do-astro-uma-das-1407336486122_615x300.jpg 

 

A aterrissagem nesta sexta-feira (30) da sonda Rosetta no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko põe fim a uma missão de mais de uma década da ESA (Agência Espacial Europeia) vista como sucesso científico e de público, e que abre o caminho para futuros horizontes.

O pouso aconteceu por volta das 8h20 (horário de Brasília) e foi transmitida ao vivo pelo canal de transmissão da ESA.
Para aterrissar, a sonda reduziu sua velocidade orbital, "descendo em direção ao cometa em uma velocidade muito baixa", explicou Andrea Accomazzo, diretor de voo da missão. 
As últimas imagens da Rosetta enviadas à Terra mostraram o solo do cometa dez segundos e cinco segundos antes do impacto. O sinal com as imagens viajaram 40 minutos-luz (850 milhões de km) pelo espaço até chegar ao centro de controle da ESA na Terra. Assim, quando a sonda tocou o chão, na Terra os relógios marcavam por volta de 7h40 (horário de Brasília)


Uma viagem cheia de histórias para contar

A viagem espacial de 12 anos da sonda ofereceu dados que ampliaram o que se sabia sobre o aparecimento da vida na Terra. A missão histórica buscou compreender o surgimento do Sistema Solar, já que os cometas são vestígios da sua matéria primitiva.
Planejada ainda no início da década de 1990, a Rosetta conseguiu feitos inéditos. Ela foi lançada em março de 2004 com o objetivo de alcançar o 67P e soltar sobre ele o módulo robótico Philae. A sonda cumpriu sua meta em novembro de 2014, em uma manobra sem precedentes na história da exploração espacial. O robô, contudo, acabou em uma área de sombra, onde está inativo desde o ano passado por falta de energia.

No início de setembro deste ano a ESA anunciou que finalmente encontrara o robô Philae no cometa. Correu mundo a tocante imagem do robozinho numa escura fissura do cometa, dois anos depois de concluir com relativo sucesso o primeiro pouso num cometa.

Philae estava encarregado de uma série de experimentos científicos, tendo conseguido realizar 80% da tarefa antes que sua bateria acabasse. A sonda Rosetta orbitou o cometa para estudar seu núcleo e cercanias. Feito isso, e com Philae localizado um mês antes do fim da missão, Rosetta finalmente encerrou suas tarefas. O ato derradeiro foi o choque contra a superfície do cometa

Materia Publicada no Site:
 http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/09/30/ambiciosa-missao-rosetta-chega-ao-fim-abrindo-portas-para-o-futuro.htm

 

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Sunrise Time-lapse from the International Space Station (ISS)



Linda imagem da Estação Espacial !!!

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA