segunda-feira, 5 de setembro de 2016

0

Sonda espacial Rosetta localiza o robô Philae no cometa 67P



 Robô Philae foi identificado pela câmera OSIRIS, da sonda Rosetta, em imagens tiradas em 2 de setembro (Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA)

Câmeras da sonda espacial Rosetta localizaram o robozinho Philae pela primeira vez desde que ele pousou no cometa 67P em novembro de 2014, informou nesta segunda-feira (5) a Agência Espacial Europeia.

"Menos de um mês antes do fim da missão, a câmera de alta resolução da Rosetta revelou o local em que Philae pousou, uma cratera escura do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko", informou a agência em um comunicado.

Ao final de dez anos de viagem como passageiro da sonda Rosetta, Philae conseguiu uma façanha inédita na história da conquista espacial, ao pousar em 12 de novembro de 2014 sobre o cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko. Após saltar várias vezes, ficou pousado na sombra por causa do relevo acidentado.
Equipado com dez instrumentos de observação científica, conseguiu trabalhar 60 horas antes de adormecer, cansado por falta de energia.

Em junho de 2015 voltou a acordar, mas desde 9 de julho do mesmo ano não dá mais sinais de vida. Apesar dos esforços das agências espaciais alemãs (DLR) e francesa (CNES), não foi possível estabelecer contato algum com o robô-laboratório, que tem o tamanho de uma máquina de lavar roupas.
Para funcionar, Philae precisaria que seus painéis solares recebam luz suficiente para fornecer energia. E a temperatura não deve descer abaixo dos -51°C.

No dia 27 de julho deste ano, a sonda Rosetta cortou a comunicação com o robô Philae, marcando o fim da missão do robozinho.
A missão Rosetta terminará em setembro deste ano. A sonda tentará "pousar" o menos abruptamente possível sobre o corpo celeste e ficará sumida num sonho eterno junto a Philae.

Esta missão busca conhecer melhor os cometas, testemunhas da criação do sistema solar há 4,6 bilhões de anos, e encontrar indícios da aparição da vida na Terra.

Leia mais no site:  http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2016/09/05/sonda-espacial-rosetta-localiza-o-robo-philae-no-cometa-67p.htm#fotoNav=10
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens de Objeto não identificado próximo da Estação Espacial

Satélite em busca de vida extraterrestre

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Pentágono libera video Autêntico de OVNI

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA