sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

0

Objeto estranho é encontrado em Marte





O jipe-sonda Curiosity da NASA fez mais uma descoberta interessante na superfície de Marte. O objeto brilhante foi chamado pelos cientistas de “Ames Knob“.
Desta vez, o próprio jipe-sonda da NASA, que está explorando o planeta vermelho, descobriu o que pode potencialmente ser um meteorito na superfície daquele planeta. Este é o terceiro que o Curiosity descobre desde que pousou em Marte, em agosto de 2012.
A imagem do ‘objeto metálico’ foi obtida pela Mastcam (câmera do mastro) em 12 de janeiro de 2017.

 Como observado pelo Universe Today, há três pontos no meteorito – o que mostra que ele foi examinado pelo instrumento ChemCam do Curiosity.


A jipe-sonda usa o laser da ChemCam para estudar várias rochas da superfície de Marte. Ao atingir uma rocha com o laser, o jipe-sonda observa o material vaporizado resultante para ver sua constituição.
Guy Webster, do Universe Today, disse:
[Ames Knob] se parece com o meteorito de ferro-níquel ‘Egg Rock‘, que o Curiosity examinou em novembro, assim este alvo foi inspecionado com o espectrômetro da ChemCam.  Ele apresentou resultados similares.
Além disso, o fato de que o recém descoberto objeto é muito liso, também indica que ele é muito novo. Porém, os cientistas também observaram que, em virtude da atmosfera de Marte ser muito mais fina do que a da Terra, o meteorito pode simplesmente ter tido menos erosão.
Curiosamente, há um mistério por detrás dos meteoritos de Marte.
No nosso planeta, por volta de 95 por cento dos meteoritos são rochosos, somente 4,4 por cento são compostos de ferro.
Porém, em Marte, a questão é completamente diferente, pois todos os oito meteoritos que foram encontrados pelos jipes-sonda Curiosity e Opportunity são feitos de ferro.
Bob King que publicou o artigo no site Universe Today, escreveu;
O porquê de nenhum meteorito rochoso grande ter ainda sido encontrado em Marte é intrigante.  Talvez eles simplesmente se camuflam muito bem com todas as outras rochas que tumultuam a paisagem marciana. Ou talvez eles sofram erosão mais rapidamente do que na Terra…
O primeiro meteorito descoberto pelo Curiosity é chamado Lebanon (Líbano) e foi encontrado em maio de 2014.

n3m3
Fonte
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Múmia descoberta no Peru pode mesmo ser alienígena

Documento Oficial relatos 25 anos antes do caso ET de Varginha

Sunrise Time-lapse from the International Space Station (ISS)



Linda imagem da Estação Espacial !!!

Peruíbe, no litoral de São Paulo, seria alvo frequente de 'ovnis'

Ufólogos de diversos cantos do país visitam a cidade que possui inúmeros relatos de aparições de objetos voadores não identificados (ovnis). Alguns cientistas têm explicações para o fato de a cidade 'atrair supostos ETs'. Fonte: http://mais.uol.com.br/view/dsirb7h509tj/peruibe-no-litoral-de-sao-paulo-seria-alvo-frequente-de-ovnis-0402CD1C3466D4B15326?types=A&

Visão abordo Estação Espacial Internacional - NASA